A determinação de uma cor depende da luz e da forma como essa luz é absorvida e refletida em uma superfície. Os olhos vão captar as ondas eletromagnéticas que são refletidas e, dependendo dos comprimentos de onda, vemos cores diferentes.
A lista de cores que conseguimos enxergar é extensa, são mais de 200 tonalidades.
No nosso cérebro, as cores podem despertar certas sensações, por isso, elas têm significados diversos, no que é chamado de psicologia das cores.
Azul
Verde
Amarelo
Roxo
Rosa
Vermelho
Laranja
Marrom
Cinza
Branco
Preto
Azul
A cor azul está relacionada com a nobreza e costuma ser usada para transmitir harmonia, tranquilidade e serenidade. Por ser uma cor fria, às vezes é associada à monotonia e depressão.Acredita-se que os tons azulados contribuem para a diminuição da pressão arterial e da circulação do sangue.Simboliza o céu e o mar, sendo uma das cores preferidas do povo ocidental.
Verde
Esta é a cor mais associada à natureza e ao sentimento de esperança, mas também tem relação com conceitos como saúde, dinheiro, vitalidade e juventude. Muitas vezes é utilizada em ambientes para transmitir um efeito calmante.Faz parte das cores frias e, por isso também passa maior seriedade, podendo ser usada em tons claros nos hospitais.
Amarelo
A cor amarela passa a sensação de luz e calor, além de estimular o raciocínio e a criatividade. Também pode ser usada para representar alegria, otimismo, jovialidade e riqueza.Por outro lado, se usada de forma exagerada essa cor quente pode gerar ansiedade e desespero. Essa era a cor preferida do pintor holandês Vincent van Gogh, que produziu muitas telas usando o amarelo-ouro.
Roxo
O significado da cor roxa está muitas vezes associado à espiritualidade, ao mistério e ao misticismo. Esta cor, obtida através da mistura do azul e vermelho, costuma transmitir melancolia se usada em excesso.É uma cor fria que se relaciona à transmutação de campos energéticos, usada tanto na religião católica em missas de sétimo dia e na quaresma, quanto em ambientes de meditação.
Rosa
É a cor do romantismo e da delicadeza. Costuma ser mais associada ao mundo feminino. Os diferentes tons podem ter significados distintos, mas normalmente esta cor é usada para se referir ao amor e à inocência, assim como à fantasia.Sendo uma cor quente, em tonalidades mais escuras como o “pink” pode simbolizar sensualidade e sedução.
Vermelho
Esta cor transmite muita energia e simboliza a paixão e o amor. Por ser uma cor quente e sanguínea também é associada ao poder e à violência. É conhecida por estimular a circulação e melhorar a autoestima.Além disso, para os cristãos tem ligação com o “pecado” e a tentação. Já no contexto ideológico, é símbolo do espírito revolucionário e de lutas contra a injustiça.
Laranja
Mistura de vermelho e amarelo, o laranja é uma cor quente que mescla as simbologias dessa duas cores, transmitindo alegria, vitalidade e entusiasmo. Também pode significar sucesso e prosperidade, além de contribuir para abrir o apetite.Quando usada em excesso, pode causar ansiedade e desgosto.
Marrom
Considerada a cor da terra, o marrom expressa segurança, maturidade, conforto e simplicidade. Além disso, está relacionada a produtos naturais e ao estilo de vida saudável.São muitos os tons de marrom que existem e geralmente são quentes ou neutros. Quem os usa no vestuário pode transmitir uma atitude ecológica, valorização da ancestralidade e dos recursos naturais.
Cinza
Esta cor neutra corresponde à estabilidade, solidez e ausência de emoções. Muita vezes é usada para representar elementos sofisticados. Apesar disso, algumas pessoas associam o cinza à solidão, depressão e tristeza.
Branco
União de todas as cores do espectro luminoso, o branco representa a paz, a purificação, a inocência e a clareza. Também é reconhecida como uma cor que transmite calma e ajuda a atingir o equilíbrio.Na cultura ocidental representa alegria; enquanto na oriental, está relacionada com o luto.
Preto
A cor preta é obtida através da ausência de luz. Esta cor está relacionada à morte, à solidão e ao isolamento. Mas também é considerada símbolo de sofisticação e elegância.Na cultura ocidental pode ser usada como representação de que uma pessoa está vivendo um luto.
Cores primárias, secundárias e terciárias
Além das sensações que as cores provocam, elas são divididas pela forma como se relacionam entre si.
As cores primárias são as cores puras, que não têm origem a partir da combinação de outras. São elas: o amarelo, o vermelho e o azul. As secundárias resultam da mistura de duas cores primárias. Por exemplo, ao misturar amarelo e vermelho, se dá o laranja; vermelho e azul, violeta; e azul e amarelo, o verde. As cores terciárias derivam da união de uma cor primária e outra secundária.
Há ainda as cores neutras, compreendidas entre os tons de marrom e cinza. Por serem derivadas do branco e do preto, essas cores não possuem muito reflexo e não estão presentes no círculo cromático, que pode ser visto abaixo.
Cores complementares
São as cores que aparecem em lados opostos no círculo cromático. A mistura de cores complementares, se combinadas em igual proporção, dá origem a tons de cinza ou preto. Quando duas cores desse tipo são colocadas muito próximas uma da outra, apresentam um alto contraste.
Cores do arco-íris
O arco-íris é a combinação de dois eventos, óptico e meteorológico, que dá origem a um arco multicolorido. As cores aparecem sempre na mesma ordem: vermelho, laranja, amarelo, verde, azul, anil (ou índigo) e violeta.